Variedades

Corujinha Lulu no ar!

Olá pessoal!

É com muito prazer que inauguro o blog com um assunto um tanto quanto curioso!
Mas, antes, gostaria de incentivar vocês a leremSobre Corujinha Lulu! Lá eu conto um pouquinho de mim, os assuntos que vão rolar aqui e também o motivo que me levou a dar esse nome ao blog!

Muito bem! Voltando ao assunto curioso… Corujas! Pois é! Para iniciar o blog Corujinha Lulu só podia ser falando um pouco sobre essa ave com ar misterioso e elegante!

Coruja também representa a alma das mulheres

A soberana ave da noite, como também é conhecida, tem diversos significados, que variam de cultura pra cultura. Para muitos a coruja está ligada a mistério, inteligência, sabedoria, conhecimento, reflexão, intuição, bom agouro… Mas há quem pense na coruja de um jeito menos “majestoso”, fazendo ligação com bruxarias e presságios negativos.

A ideia da coruja ser sinônimo de notícia ruim vem do hábito noturno e da capacidade de enxergar através da escuridão, de um modo completamente diferente dos demais animais. Logo, alguns povos associaram essa capacidade de “ver diferente” ao fato de “ver demais”, sendo assim mensageira de maus agouros.

De modo geral, as corujas têm uma excelente reputação (quem é que não adora a Edwiges do Harry Potter? ♥ ) e são usadas como mascote dos escoteiros e dos cursos universitários de Pedagogia, Filosofia e Letras, por exemplo. Sem contar a expressão “mãe coruja”, “pai coruja” (e por aí vai…) que é usada de um modo muito fofo! Por falar nisso, uma curiosidade é que essa linda ave tem uma ligação muito forte com a família e não a abandona por nada.

Corujas e suas várias faces


Alguns dados interessantes:

  • Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria e da justiça, é simbolizada por uma coruja. Segundo a lenda, a ave revelava à deusa os segredos da noite por meio do seu poder de clarividência, inspirados pela lua. Como os gregos consideravam o período noturno um momento propício para o pensamento filosófico, a ave era muito bem cotada e vista como símbolo da busca pelo conhecimento.
  • Atenas corresponde a deusa Romana Minerva, deusa das artes e da sabedoria, que também é representada por uma coruja.
  • Por falar em deuses, “Lakshmi”, uma das divindades hindus, conhecida como a deusa da prosperidade e da sabedoria, também tem ligação com essa exuberante ave.
  • Para algumas culturas, a coruja é uma poderosa e profunda conhecedora do que é oculto porque, enquanto todos dormem, ela fica acordada, com seus olhos vigilantes, atenta ao menor ruido que surgir. Essa grande capacidade de audição e visão a colocam como uma das mais exímias aves caçadoras.
  • Para os aborígenes australianos, a coruja representa a alma das mulheres.

Espero que tenham gostado do primeiro post! Quero aproveitar pra saber o que vocês acham das corujas… Escrevam aqui nos comentários pra mim!

Vejo vocês amanhã! *Hoot-hoot*

Atualizado em 19 de junho de 2019 por Luciene Sans

Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

Seja a primeira pessoa a comentar! ❤

    Vamos Conversar!