Games

Luto por Satoru Iwata, presidente da Nintendo

Hoje a notícia é triste para os amantes dos videogames. Não gosto de falar sobre assuntos tristes aqui no blog, mas a verdade é que Satoru Iwata merece ser sempre lembrado e é por isso que resolvi escrever este post.

A Nintendo anunciou oficialmente no domingo, dia 12 de julho, que o quarto presidente da empresa japonesa faleceu aos 55 anos, no dia 11 de julho, devido a um tumor nas vias biliares. Satoru lutava contra o câncer há um bom tempo, o que ocasionou o não comparecimento dele no evento de games E3 2014.

Sucessor de Hiroshi Yamauchi, Satoru presidiu a Nintendo por 13 anos, sendo o primeiro presidente sem ligação sanguínea com a família Yamauchi. Satoru sempre se interessou pelos jogos eletrônicos e teve seu primeiro contato indireto com a Nintendo na década de 1980. A Big N passou por bons e maus momentos ao longo dos últimos anos, mas a figura carismática e acessível de Satoru sempre foi essencial para manter aquele sentimento dos fãs e dos funcionários da empresa. Por hora ele será substituído por dois diretores seniores da Nintendo: Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto.

Independente do ponto de vista que cada um possa ter sobre o Sr Iwata, eu acho que não podemos negar a importância dele no impacto de várias transformações no mundo dos games e, inclusive, da tecnologia.

A começar pela febre do videogame portátil, que é grande responsável pela nossa relação com os smartphones hoje, por exemplo. Antes dos jogos viciantes aparecerem nos celulares e nas redes sociais, a Nintendo incutiu um hábito que ainda não havia sido explorado e bem sucedido em sua totalidade: o amor pelos videogames portáteis. Gameboy, Gameboy Color, Gameboy Advance, Nintendo DS, Nintendo 3DS… Com certeza a história e a evolução não seriam as mesmas sem tudo isso e Satoru Iwata tem seu crédito em parte disso.

Além disso ele não apenas presidia, mas também colaborava com a criação e aprimoramento de games de grande impacto – pelo menos pra minha vida! – como Kirby, Animal Crossing, The Legend of Zelda, Super Mario Bros, Pokémon, entre outros. Sem contar que algo que ninguém que viveu a década de 90 poderia imaginar foi realizado durante sua gestão: a união de jogos e personagens da Nintendo e da Segamuito amor!

Foi com ele que a Nintendo lançou o Wii que, para mim, é uma grande revolução no modo de jogar e de entender os vídeo games da nova geração. E mais uma vez entra aí a revolução da história tecnológica da qual estava falando.

Preciso mencionar mais um fato que me fez admirar ainda mais esse incrível desenvolvedor de games. Quando as finanças não estavam boas para a Nintendo, Satoru simplesmente reduziu seu salário a 50%! Isso não é ser apenas presidente de uma grande empresa… É ser, antes de tudo, um verdadeiro gamer de coração. Sem falar na parceria iniciada com a Universal Parks & Resorts para a utilização dos jogos e dos personagens da Nintendo em um parque temático!

Poderia citar muito mais aqui, mas acho que seria redundância demais para dizer: obrigada Satoru Iwata por tudo o que fez em prol do desenvolvimento da diversão de tantas pessoas. Nós sabemos que você sempre foi e sempre será um ícone muito importante e querido por todos. Descanse em paz!

Arigatou gozaimasu Satoru-san!

Atualizado em 13 de julho de 2015 por Luciene Sans

Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

Seja a primeira pessoa a comentar! ❤

    Vamos Conversar!