.

Dia do Professor: muito mais que uma comemoração

dia do professor reflexão pensamento mensagem corujinhalulu corujinhalulu.com corujinha lulu luciene sans

Eu sempre admirei esse profissional que tem seu dia comemorado hoje: 15 de outubro. Há alguns anos escrevi um texto nas minhas redes sociais que demonstra o que de fato deve ser comemorado, não apenas hoje, mas todos os dias do ano! Espero que gostem dessa surpresa para o Dia dos Professores!

“Procurei algumas imagens para compartilhar esse dia especial, mas não consegui encontrar nenhuma que demonstrasse toda a amplitude desta comemoração… Então, vou tentar com palavras mesmo! Dia do Professor!! Vocês têm o dom de passar adiante todo o conhecimento que vocês adquiriram com muito esforço; vocês simplesmente repassam a seus alunos, sem egoísmo, tudo o que é necessário para que cada um assimile e seja uma pessoa cada vez melhor, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal/social; vocês são anjos disfarçados que nem sempre têm seu valor reconhecido…

A verdade é que “ser” professor não é a mesma coisa que “estar” professor… Ser professor não é apenas ter uma sala cheia de alunos… Ser professor é uma das atitudes mais humanas que poderiam existir: você se preocupar com o outro a ponto de passar toda a sua experiência!

Muitos, que se intitulam “professores” não estão fazendo isso por amor à profissão ou por uma causa maior… Mas, tantos outros fazem isso de coração aberto! Realmente se preocupam com seus alunos, querem fazer coisas melhores e desejam transformar o mundo!!

Para esses verdadeiros professores: parabéns pelo seu dia!! Vocês marcam a vida das pessoas todos os dias!!

Tive o privilégio de crescer com dois grandes professores: meu pai e minha mãe! Pude entender desde criança o “outro lado da moeda” que muitas vezes as pessoas demoram pra enxergar – normalmente só percebem quando já estão numa fase mais madura – Eles me ensinaram, por meio de atitudes, o que é ser professor de verdade: dedicar um monte de tempo pensando nas atividades que melhor se encaixarão para seus alunos; dedicar outro monte de tempo para corrigir essas atividades, colocando isso acima de qualquer momento de lazer que se poderia ter; ficar nervoso(a) no primeiro dia de aula, mesmo com mais de 30 anos de profissão, porque a sala é diferente e quer que os alunos tenham uma boa impressão; é saber tirar o melhor de cada um, até do aluno menos interessado; é ficar radiante quando os alunos vão bem nas atividades; é contar pra família com gosto que após horas longas de trabalho ele(a) fez uma piadinha/brincadeira com os alunos e todos riram e como isso transformou todo o desgaste do dia em satisfação… etc.

Professores nos ajudam a construir nosso futuro, exigem o nosso melhor e passam a ser vistos pelos alunos como verdadeiros amigos!! Seja dentro de uma sala de aula, seja um amigo ajudando outro, seja uma mãe educando seu filho: a essência da sociedade está fincada no ato de ter verdadeiros professores comprometidos! E é por isso que agradeço a vocês!!”

Parabéns verdadeiros professores! Verdadeiros amigos! Vocês são essenciais para todas as pessoas! Obrigada por existirem!

Numa época cada vez mais conturbada, com valores trocados e esquecidos, acho importante relembrar esse meu texto de alguns anos. Sinto a necessidade, inclusive, de complementá-lo. Acho que na ânsia de se pensar nos direitos de cada cidadão, os seres humanos cometem grandes erros de moral e de disciplina. Afinal, devemos pensar tanto nos nossos Direitos quanto nos nossos Deverescomo mencionei num post de reflexão aqui do blog! – E é por isso que a imagem do professor deve ser admirada e respeitada hoje e sempre, já que “em uma terra onde não há professores, não pode haver imperadores”!

Essa é a minha singela homenagem a todos os professores e professoras! Feliz Dia do Professor / Dia da Professora para todas as pessoas que dedicam sua vida a fim de construir um mundo melhor!
Até a próxima! *Hoot-hoot*

Categoria:Reflexão
Compartilhe com os amigos:
| por Luciene Sans (Corujinha Lulu) às 22:09 do dia 15 de outubro de 2015 |

Posts Relacionados

Comente Aqui

O seu endereço de email não será publicado | Campos obrigatórios estão marcados com *

Se você tem um blog, clique para compartilhar um post.

Para usar avatar (imagem/foto junto com seu comentário), cadastre seu email em Gravatar.com

Ou pelo Facebook:

comentários

2 comentários sobre “Dia do Professor: muito mais que uma comemoração

  • 19 de outubro de 2015 em 20:20
    Permalink

    Que texto lindo! Também sempre tive grande admiração pelos professores e há pouco tempo estive do outro lado da moeda: comecei a dar aulas. E é exatamente isso: pensar nas melhores atividades, ficar nervoso nos primeiros dias, pensar como ensinar aquela conta de matemática.
    Parabéns pelo texto. :)

    Responder
    • 20 de outubro de 2015 em 01:43
      Permalink

      Ahh!! Muito obrigada pelo comentário Érika!! Fico feliz que tenha gostado, principalmente porque você é uma professora! =) Merece toda a minha admiração!! Um super beijo!

      Responder