.

Filme: Batman vs Superman : A Origem da Justiça (2016) | Resenha de Cinema

filme batman vs superman a origem da justiça resenha crítica análise super homem de aço morcego herói lex luthor mulher maravilha corujinhalulu

Oiê pessoal! Assistimos Batman vs Superman : A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice) e vim aqui compartilhar com vocês o que achei do filme! Se você ainda não assistiu, pode ler a resenha sem medo! Não vou estragar a surpresa! Aqui não tem spoilers.

Curte os heróis da DC Comics? Vem ver como fazer um Quadro / Caderno / Camiseta com o símbolo de Batman vs Superman com efeito 3D!

Batman vs Superman : A Origem da Justiça | Ficha Técnica

batman vs superman a origem da justiça dawn of justice poster brasil br brazil warner bros pictures dc comics movie filme

Sinopse: O confronto entre Superman / Clark Kent (interpretado por Henry Cavill) e Zod (interpretado por Michael Shannon) em Metrópolis gerou reações adversas na população. Apesar de muitos considerarem o Superman como um deus benevolente, o vigilante de Gotham City, Batman / Bruce Wayne (Ben Affleck), preocupado com as ações de um super-herói com poderes divinos, resolve investigar o Superman enquanto a população discute qual o tipo de herói que o mundo precisa.
Dirigido por: Zack Snyder
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia (151 min – 2D e 3D)
Classificação Indicativa: 12 anos
Lançamento: 24 de março de 2016  | 25 de março de 2016 

 
Warner Bros | DC Comics 

 

Resenha | Opinião

 

Um filme de arrepiar! Em todos os sentidos! Ele desperta inúmeras sensações e arrasa em suas qualidades técnicas cinematográficas: atuação, trilha sonora, cenário, efeitos especiais… Mas, como de costume, apesar de poder gastar horas elogiando o belíssimo trabalho que foi feito nesse filme, quero chamar atenção para as reflexões que ele causa!

Gosto de analisar o que está nas entrelinhas, o que nem todo mundo repara, ainda mais num filme como esse, que nos prende e envolve nossas emoções, injetando uma adrenalina sem igual! E Batman vs Superman tem bastante a oferecer no quesito “reflexão”.

Filmes que contam histórias com super-heróis, como Os Vingadores, Homem-Formiga e Deadpool, procuram mostrar como nós, seres humanos, precisamos evoluir. Não digo nos tornarmos “deuses” ou termos poderes superespeciais. Mas passarmos por uma evolução que mostra como somos responsáveis por vários danos que causamos a nós mesmos e que, mesmo em um mundo cheio de super-heróis, o nosso herói interior deve ser levado em consideração também.

Em Batman vs Superman temos duas grandes representações de heróis e justiça, cada um a sua maneira: o Homem Morcego e o Super Homem de Aço / Deus de Krypton. Ao imaginarmos essas duas personalidades ávidas pela justiça do bem não conseguimos pensar que sequer seriam afetadas pelos golpes baixos de “seres humanos normais”. Mas até os super-heróis sucumbem à mediocridade da humanidade.

Independente de um vilão em especial, como Lex Luthor (muito bem interpretado por Jesse Eisenberg), vamos imaginar o que vemos no dia a dia da nossa realidade: pessoas mentindo, matando, tirando vantagem, praticando o egoísmo e o individualismo, sendo gananciosas… No meio disso tudo ainda existem pessoas que creem em seus ideias morais, que procuram exercer o bem e fazer a diferença!

Mas intrigas, mentiras e manipulações podem afetar essas pessoas do bem e acabar fazendo com que tenham o mesmo pensamento de Superman: “ninguém permanece bom nesse mundo”. Tem vezes que essa é a única frase que nos passa na cabeça, não é mesmo? Diante de tantas atrocidades que acontecem, muitas vezes perdemos a esperança no que é bom e no que há de melhor dentro de nós.

O ser humano tende a ser um pouco contraditório. Ele acredita na evolução e tem plena convicção de que está caminhando a seu favor. Mas, quando menos se espera, algo inimaginável acontece e parece que regredimos à idade da pedra. Isso é demonstrado de um modo muito sutil, porém eficaz, ao longo da trama. A que o ser humano possui e a necessidade de que tudo fique bem faz com que ele acredite no poder de algum ser capaz de enfrentar toda a maldade, como o Superman faz. Ao mesmo tempo, a fragilidade de sua crença no que é de fato bom, diante de tanta maldade, faz com que ele duvide da honestidade das boas ações e passe a agir “paranoicamente” na defensiva a ponto de regredir seu pensamento a um erro já cometido: duvidar e crucificar a pessoa errada.

O interessante é que o próprio filme nos dá a resposta a esse fenômeno: “as pessoas odeiam o que não entendem”. Por isso são capazes de regredir o seu avanço, enquanto sociedade, para cometer erros do passado ao invés de aprender com eles. E essa é uma grande questão levantada em Batman vs Superman.

O filme nos instiga a pensar e refletir sobre esse tipo de situação. Até que ponto somos capazes de acreditar e de querer de fato a justiça e o bem? E até que ponto queremos os detalhes, sejam sórdidos ou não, sobre uma crença que temos tão enraizada?

Em uma das cenas, o jornalista Clark Kent critica a postura do editor do Planeta Diário, jornal para o qual trabalha. E, apesar de ser uma cena que pode parecer superficial, existe uma grande crítica à sociedade e não apenas aos meios de comunicação nela. A questão levantada diz respeito ao conteúdo do jornal. A resposta dada é simples: temos que falar sobre o que querem ler. Afinal de contas, se a mídia fala sobre o que atrai o público e antigamente a mídia “tinha mais conteúdo do que hoje”, é sinal de que, além das mídias, o povo também precisa mudar seu comportamento e deixar de ser pacificamente alienado.

Como dizem, antigamente todos pareciam ter valores morais mais nobres do que hoje em dia… Não podemos perder isso! O caráter, o senso de justiça, do que é correto, do que é o bem! Inclusive, esse é um dos pensamentos que Batman tem sobre a humanidade: ainda dá tempo de corrigir nosso erros.

Por fim fiz mais uma reflexão que não gostaria de deixar de fora dessa resenha. Se você se atentar para a história, o tempo todo ela sugere que as coisas nem sempre são o que parecem ser. Isso me fez refletir sobre algo que acredito muito: o diálogo sincero é a grande solução para muitos problemas. Se algo te incomoda em alguém ou em alguma situação, converse com a pessoa envolvida. Não crie realidades paralelas ou ilusórias baseadas no que você acha que pode estar acontecendo. Simplesmente converse. E você pode se surpreender com a quantidade de sentimentos em comum que vocês podem ter.

Batman vs Superman : A Origem da Justiça é um filme extraordinário! Em vários aspectos! Está mais que recomendado! Além das várias frases de efeito que citei, ele possui uma mensagem, tipo “moral da história”, muito tocante para a situação que vivemos hoje: acredite no bem, ele existe. Está em mim, em você, em todos nós. Precisamos ter esperança de que nós, seres humanos, podemos corrigir nossos erros e sermos os nossos próprios super-heróis!

Vocês já assistiram Batman vs Superman : A Origem da Justiça? Gostaram? Eu adorei a participação da Mulher MaravilhaB (interpretada por Gal Gadot) e também gostei de ver a atriz Amy Adams, que interpretou a princesa Giselle em Encantada, na pele da jornalista Lois Lane! Como sempre, tenho mais reflexões pra compartilhar com vocês sobre o filme… Que tal refletirmos juntos nos comentários? Ah! Não deixem de conferir o site oficial do filme, tem até trilha sonora por lá!
Até a próxima! *Hoot-hoot*

Categoria:Resenhas
Compartilhe com os amigos:

Comente Aqui

O seu endereço de email não será publicado | Campos obrigatórios estão marcados com *

Se você tem um blog, clique para compartilhar um post.

Para usar avatar (imagem/foto junto com seu comentário), cadastre seu email em Gravatar.com

Ou pelo Facebook:

comentários

3 comentários sobre “Filme: Batman vs Superman : A Origem da Justiça (2016) | Resenha de Cinema

  • 31 de março de 2016 em 12:49
    Permalink

    Muito boa resenha, parabéns ! Estou criando grandes expectativas com relação a esse filme. Comprei o box da Limited Edition sobre o filme ( nada de especial ) e o box do Omelete esse mês foi sobre o filme também, veio até um ingresso ! Preciso assistir urgente !!!

    Responder
    • 31 de março de 2016 em 14:32
      Permalink

      Oii Andre!! Que bom que você gostou da resenha!! Fiquei feliz com seu comentário!! Espero que você goste tanto quanto eu gostei!! Das pessoas que eu conheço, todo mundo adorou muito esse filme! :-) A gente também faz Unboxing aqui no blog e no nosso canal ( http://www.youtube.com/CorujinhaLulu ) e na última Box do Nerd³ veio um chaveiro do filme! E a caixa da Fan Box DC Comics do mês de abril vai ser só sobre Batman VS Superman! Estou empolgada pra ver!
      Se você gosta dos super heróis, acompanha a gente pra conferir os Unboxing, e também uns tutoriais temáticos que vão ao ar em breve!! :-)
      Muito obrigada por participar aqui no blog! Abraços!!
      Luciene Sans (Corujinha Lulu) postou recentemente: Diy: Como fazer porta-treco estampado da Série Divergente | Corujices da LuMy Profile

      Responder
  • 8 de agosto de 2016 em 17:43
    Permalink

    Adorei a resenha e o filme também… Muito obrigada, pois já está me ajudando com meu trabalho.

    Responder