Categories: Resenhas

Filme: Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016) |Resenha de Cinema

Oiê pessoal! Assistimos Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos (Warcraft) e vim aqui compartilhar com vocês o que achei do filme! Se você ainda não assistiu, pode ler a resenha sem medo! Não vou estragar a surpresa! Aqui não tem spoilers.

Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos | Ficha Técnica

Sinopse: A região de Azeroth sempre viveu em paz até a chegada dos guerreiros Orcs, liderados por Gul’dan (Daniel Wu), que faz uso da Vileza, uma magia verde que absorve a energia vital dos seres. O rei Llane (Dominic Cooper) solicita que o guerreiro Lothar (Travis Fimmel) e o mago aprendiz Khadgar (Ben Schnetzer) recorram ao Guardião (Ben Foster) para pedir proteção. Do outro lado o orc Durotan (Toby Kebbell) e a mestiça orquisa Garona (Paula Patton) consideram fazer um pacto com os humanos. Entre a luta contra a destruição e a luta contra a extinção inicia-se uma guerra em um mundo à beira da colisão.
Dirigido por: Duncan Jones
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia (123 min – 2D e 3D)
Classificação Indicativa: 12 anos
Lançamento: 02 de junho de 2016  | 10 de junho de 2016  

Blizzard Entertainment | Legendary Pictures | Universal Studios

Resenha | Opinião

Como disse na resenha de Angry Birds O Filme, eu sinceramente fico muito feliz quando vejo uma criação de outro universo invadir as telas de cinema. E ver um jogo revolucionário, que foi lançado há mais de 20 anos, ter seu próprio filme é especialmente empolgante! Principalmente por se tratar de um jogo que ainda hoje possui novas versões, atualizações, cartas colecionáveis, livros e jogos de tabuleiro como é o caso de Warcraft.

Poderia elencar os efeitos visuais, trilha sonora e demais aspectos técnicos cinematográficos que são encantadores no filme que retrata o Universo de Warcraft, mas aí não estaria fazendo o que mais gosto de fazer quando assisto um filme: refletir sobre as mensagens e os conceitos presentes nas entrelinhas de cada produção da sétima arte. Por isso minhas resenhas vão além do óbvio e procuram instigar o que há de mais profundo nos filmes.

Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos mostra um universo com seres mitológicos e lendários – também presentes em filmes como O Senhor dos Anéis e Harry Potter – convivendo ao mesmo tempo. Orcs e Humanos se enfrentam em busca de um bem maior: a sobrevivência de sua espécie. Mas, o que pode parecer um filme de guerra e ação violenta para alguns, na verdade revela muito mais reflexão do que vários filmes por aí.

Dentre as várias reflexões que esse longa-metragem causa, gostaria de destacar uma que fala sobre algo que o mundo carece hoje em dia: honra. É comum ouvirmos essa palavra quando o assunto é sobre nossos ancestrais ou ainda sobre a cultura oriental e suas várias histórias admiráveis. Mas, infelizmente, não conseguimos dar muitos exemplos de honra no nosso ciclo de amizades, por exemplo.

Ainda não acabou! Continua abaixo do anúncio.

Um breve significado para a palavra honra é “princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade”. Na prática isso significa agir de forma a não contrariar as normas e regras sociais. Seguir a lei, de certa forma, é um ato heroico, não é mesmo? Ainda mais quando vivemos em um país que parece beneficiar mais os que andam fora da linha do que os que de fato deveriam ser beneficiados por sua conduta honrosa. – refletimos um pouco sobre isso na resenha do filme Capitão América: Guerra Civil, lembram?

Mas em Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos vemos duas sociedades muito diferentes que possuem um mesmo princípio: a honra. E qual o objetivo de refletirmos sobre algo tão escasso no mundo hoje? Resposta simples: percebermos o quanto devemos resgatar essa palavra e seu conceito no nosso dia a dia.

Como bem mostra o filme, honra vai além de um líder ou guardião que dita regras, que usa a desculpa da tradição para tirar proveito próprio, que manipula os súditos para ganhar mais e mais poder independente das consequências disso para seu povo, que maquia leis e as usa apenas quando convém… Esse cenário lhe parece familiar?

Vivemos numa sociedade supostamente democrática que elege seus representantes políticos com o objetivo de fazer valer os direitos e os deveres de cada cidadão. Poucos de nós questionam e fiscalizam as ações do representante a fim de garantir que os interesses da sociedade sejam priorizados; Alguns de nós “lavam as mãos”, não fazem sua parte e resolvem dizer que toda a responsabilidade de uma vida melhor para a sociedade é inteiramente do representante político; Muitos de nós depositam toda a sua fé nesse político e acabam por idolatrar, venerar e endeusar esse representante como se fosse imaculado.

Eis um dos problemas que o filme de World of Warcraft aborda: jamais idolatre um guardião / representante político. Uma das frases de efeito que mais me tocaram foi “Guardião é só um nome. Os verdadeiros guardiões desse mundo são as próprias pessoas”. Isso é a pura verdade dos fatos. Quando você idolatra um ser, você tende a não enxergar o óbvio e procura negar contraditoriamente toda e cada ação suspeita desse indivíduo. Nós devemos ser nossos próprios guardiões! Aqueles que zelam pelos direitos e deveres de todos. Aqueles que fiscalizam seus representantes como um patrão fiscaliza seus funcionários, já que os representantes são funcionários do próprio povo. Aqueles que honram suas próprias palavras e que possuem muito mais do que mentiras e falsas verdades pra oferecer ao mundo.

Somos todos guardiões e os líderes políticos são nossos empregados. Não são melhores que ninguém, são apenas funcionários que conseguiram seu emprego graças ao povo que concedeu esse direito a eles. Graças ao povo que, após a “entrevista de emprego” – conhecida também por “promessas políticas” – concedeu o cargo a eles.

Se você acha que é “tarde demais pra desejar uma mudança como essa” ou que seria algo realmente utópico, pense nessa outra frase de efeito do filme: “a luz vem da escuridão e a escuridão da luz”. Quando estamos na luz, considerando tudo perfeito e com a “guarda baixa”, pode brotar daí a escuridão, as “laranjas podres” que, sem percebermos, podem envenenar todo o resto. Da mesma forma, quando estamos na escuridão, no “fundo do poço” ou perdendo a esperança, pode brotar a luz, provinda das palavras e das ações de cada um de nós em direção a uma situação melhor.

“A palavra convence, o exemplo arrasta” (Confúcio)

Não estou aqui dizendo que deveríamos ser extremistas e nos matarmos, literalmente, em prol de alguma coisa, mas que deveríamos lutar para que o nosso ideal fosse alcançado. Isso não é ser “otimista demais” ou “sonhadora ao extremo”. Isso é querer o mínimo que devemos ter e que podemos conquistar se nos unirmos, independente de nossas diferenças, e tivermos o mesmo objetivo: ser um povo honrado.

Eu amei Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos! Está mais que recomendando! É sensacional o modo como o filme nos envolve e mexe com cada emoção e sensação. Gostei ainda mais das reflexões profundas que o filme sugere, provando que filmes e jogos de ação podem ir além do apelo visual e contribuir, de fato, com mensagens e ideais mais do que relevantes para os seres humanos.

Ainda não acabou! Continua abaixo do anúncio.

Vocês já assistiram Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos? Gostaram? Eu torço muito para uma continuação! Vocês também gostariam de ver o filme Warcraft 2? Como sempre, tenho mais reflexões pra compartilhar com vocês sobre o filme… Que tal refletirmos juntos nos comentários? Ah! E se você quiser dar uma espiada em cenas do filme, voa pro site oficial!
Até a próxima! *Hoot-hoot*

This post was last modified on 28 de maio de 2019 11:47

Share

Jornalista que ama compartilhar tudo o que faz sentido em sua vida: gostos, experiências e criações. Fundadora do blog Corujinha Lulu.

Comentários:

Posts Recentes

Pokémon Sword & Shield: novo comercial revela mais Pokémon na Pokédex de Galar

Pokemon Sword e Pokémon Shield ganharam seu próprio vídeo comercial que revela mais Pokémon clássicos presentes na Pokédex de Galar.…

12 de julho de 2019

Steven Universo Filme : poster revela novo vilão

Steven Universo O Filme (Steven Universe The Movie) ganhou seu primeiro poster, e este revela um novo vilão.  Voa comigo…

11 de julho de 2019

Como Fazer Óculos do Jagged Stone que a Marinette criou | Diy Miraculous Ladybug Animaestro

| Como Fazer Óculos do Jagged Stone feito pela Marinette - Diy Miraculous As Aventuras de Ladybug | Oiê pessoal!! Que tal…

14 de maio de 2019

Kit Eevee com Estojo 2 em 1 + Planner + Fichário | bk Pokémon Diy Páscoa Material Escolar | Corujices da Lu

| Diy Páscoa + Material Escolar - Kit Eevee com Estojo 2 em 1 + Planner + Fichário - Corujices…

3 de abril de 2019

Assista todos os episódios de Pokémon de todas as temporadas + Filmes

| Assista todos os episódios de Pokémon de todas as temporadas + Filmes | Isso mesmo PokéFã, sem nenhuma pegadinha! Se você…

3 de abril de 2019

Ovo de Páscoa Ladybug 2019 + Cat Noir

/ Ovo de Páscoa Ladybug 2019 + Cat Noir / Vocês sabem que sou super Fã de Miraculous Ladybug! Não…

11 de março de 2019