Reflexão

Achados da Guanabara – Que tal comprar seu próprio lixo?

Hoje, dia 22 de março, é o Dia Mundial da Água. Temos poupado, pensado e falado muito dela ultimamente… Inclusive tenho visto nas minhas redes sociais algo muito triste. Algumas pessoas, quando souberam que a Cantareira estava passando por dificuldades, compartilharam vídeos que mostravam seres humanos – pelo menos acho que eram… – fazendo piada da falta de água em São Paulo, filmando suas torneiras abertas, dizendo “aqui a gente tem muita” e debochando de toda a situação.

Eu fiquei tão indignada com a atitude desses seres que gravaram os vídeos… Mas acho que fiquei ainda mais espantada com o fato de ver pessoas conhecidas compartilhando esse tipo de porcaria e tirando onda dizendo “não sou paulista”.

Todos nós vivemos no mesmo mundo e, ainda por cima, no mesmo país! Todos, absolutamente todos, têm o dever de cuidar bem e poupar água! Não importa se hoje as reservas estão cheias ou não.

Ao invés de compartilhar babaquice e “xenofobismo regional”, eu escolho compartilhar ações de bem: ideias para ajudar a poupar água e oportunidades de reflexão a respeito dessa fonte da nossa existência.

É por isso que venho aqui hoje dizer o quanto fiquei grata e surpresa quando visitei o site das Lojas Americanas. Eu comprei uma capa de almofada do Super Mariopostei lá no instagram ó @corujinhalulu – e entrei de novo no site pra ver mais promoções do Fim de Semana do Consumidor. Acabei me deparando com uma “oferta” que me chamou atenção! Uma bola de futebol velha, toda estragada, custando a bagatela de 50 mil reais, sendo anunciada como “limpeza de estoque”. No princípio achei que o site tinha colocado coisa errada… Fiquei curiosa e cliquei!

Foi assim que conheci uma ação simplesmente fantástica! Achados da Guanabaraé uma iniciativa do projeto Menos 1 Lixo para alertar a população sobre as consequências de jogar lixo no lugar errado. A equipe saiu de barco pela Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e coletou todo lixo que achou. Cada peça ganhou um preço proporcional ao tamanho do dano ambiental causado pela poluição.

Quem mora no Rio – ou quem for passar por lá até 28 de março – pode ver de perto, no Shopping Leblon, vários dos objetos resgatados na Baía. Acho uma oportunidade incrível para refletirmos sobre nossas atitudes em relação ao meio ambiente… Atitudes de modo geral, o que inclui tudo – até os vídeos – que a gente compartilha nas redes sociais!

Por isso, nesse Dia Mundial da Água proponho que a gente pense mais sobre isso e faça, cada um, a sua parte! Aproveito para parabenizar o projeto e todos os parceiros oficiais: Agência Staff, Americanas.com, Aqua Rio, Comlurb, Drone do Amor, Enjoei, Instituto Aqualung, Shopping Leblon, Studio Great e os voluntários do curso de Gestão Ambiental da UFF, liderados por Pedro Campos.

É muito bom ver gente apoiando esse tipo de ação, não é? Vocês já conheciam Menos 1 Lixo? O site deles é repleto de dicas e coisas bem legais! Vale a pena segui-los nas redes sociais também Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.
Até a próxima! *Hoot-hoot*

Atualizado em 12 de junho de 2019 por Luciene Sans

Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

Seja a primeira pessoa a comentar! ❤

    Vamos Conversar!