Resenhas

Filme: WiFi Ralph Quebrando a Internet (2019 – Disney) | Resenha de Cinema

Filme: WiFi Ralph Quebrando a Internet (2018 / 2019 - Disney) | Resenha de Cinema | ©CorujinhaLulu.com reflexão opinião análise crítica corujinhalulu corujinha lulu luciene sans

Oiê pessoal! Assistimos à estreia de WiFi Ralph Quebrando a Internet (Ralph Breaks the Internet – Disney), também conhecido por Detona Ralph 2, e vim aqui compartilhar com vocês o que achei do filme! Se você ainda não assistiu, pode ler a resenha / reflexão sem medo! Não vou estragar a surpresa! Aqui não tem spoilers.

WiFi Ralph Quebrando a Internet (2018 / 2019 – Disney) | Ficha Técnica

Poster nacional do filme WiFi Ralph Quebrando a Internet / Ralph Breaks the Internet pt-br brasil brazil corujinhaluluSinopse: Ralph, o vilão mais famoso dos videogames, e Vanellope, sua amiga corredora, entram em mais uma aventura. Após a gloriosa vitória no Fliperama Litwak, a dupla de amigos viaja para o novo e desconhecido universo da internet. Eles precisam achar uma peça substituta para salvar o jogo “Corrida Doce” da Vanellope. Para isso, eles contam com a ajuda dos “cidadãos da Internet” e de Yess, que está por trás de “Buzzztube”, um famoso website que dita tendências.
Dirigido por: Phil Johnston e Rich Moore
Gênero: Animação, Aventura, Comédia, Família, Fantasia (112 min – 2D e 3D)
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento: 03 de janeiro de 2018  | 21 de novembro de 2018  
Walt Disney Animation Studios | Walt Disney Pictures

Resenha | Opinião | Reflexão

Escrever resenhas que vão além do óbvio – e da simples análise de aspectos técnicos cinematográficos – é uma das coisas que mais gosto de fazer. Adoro refletir e buscar aquelas mensagens mais sutis que podem até passar despercebidas se não estivermos totalmente abertos a elas. A análise que você está prestes a ler te convida a dar asas à sua imaginação e voar comigo em mais essa reflexão.

Dica: SIM! WiFi Ralph tem cena pós crédito! E ela é bem divertida (Frozen 2?!)! Então, se gosta de ver cenas pós créditos, fique até o final que será recompensado(a)! Ah! Tem uma outra cena também, logo depois do fim do filme! Tem a ver com um certo jogo que alimenta coelhinho e gatinho com panquecas e milkshakes…

Referências pra todo lado!

Mas antes de entrar com tudo nas reflexões, gostaria de destacar alguns pontos técnicos. A trilha sonora, a animação em si, os dubladores, o senso de humor e as referências do mundo gamer / geek  e virtual são sensacionais! Rever personagens como Sonic, Zangief (Street Fighter) Pac Man, Baymax, Buzz Lightyear (alô Toy Story 4!), princesas Disney… E mais uma porção de infinidade de personagens, foi incrível!

Se a imagem animada não aparecer, clique aqui para ver.

Sem contar referências da internet, como a Deep Web, PopUps, sites do Ebay, Amazon, Oh My Disney, Twitter, Instagram, Pinterest, Youtube e mais uma porção! Se eu fosse citar tudo, o texto seria só sobre referências! Ou seja, se você gosta de cultura pop, vai AMAR ver tanta coisa junta! – inclsuive, dá uma olhadinha em Jogador Nº1 pra ter mais exemplos de referências!

Você Sabia?! WiFi Ralph foi indicado ao Globo de Ouro 2019 e indicado ao Oscar 2019 de Melhor Animação junto com fortes concorrentes, na minha opinião, como Os Incríveis 2 e Homem-Aranha no Aranhaverso.

Agora, indo para o lado mais profundo e reflexivo, WiFi Ralph Quebrando a Internet me fez pensar muito sobre bullying, relacionamentos e, principalmente, no perigo dos esteriótipos.

Os “pré-conceitos”

Quem iria apostar que uma amizade entre um grandão que detona tudo e uma garotinha super corredora iria tão longe? E não é que se passaram mais de 6 anos e a amizade só se fortaleceu? É com esse início que os espectadores se deparam ao assistir WiFi Ralph Quebrando a Internet. E por mais despercebido que possa passar por nós, esse início carrega valores grandiosos.

A quebra de esteriótipos, que são debatidos o tempo todo na minha opinião – desde Detona Ralph, inclusive – começa desde o start do filme!

Afinal de contas, quem iria achar a Vanellope, uma menina tão pequena e cheia de docinhos espalhados pelo cabelo, seria tão enérgica a ponto de querer sair da rotina?! Existe chance da Vanellope do Corrida Doce amar a ideia de participar de um jogo de Corrida Selvagem, Cruel e Radical?

Se a imagem animada não aparecer, clique aqui para ver.

E quem iria achar que Ralph de Conserta Felix Jr, o grandalhão, famoso vilão dos videogames clássicos que detona tudo, seria carinhosamente apelidado de “miolo mole” e iria se preocupar tanto com seus amigos? Ou melhor, quem acharia que ele teria AMIGOS??

O perigo dos Esteriótipos

Se você assistiu o primeiro filme da dupla, Detona Ralph (2012 / 2013 – Disney) com certeza não se surpreendeu nada com o início do segundo filme. Mas, pare pra pensar por um momento… Será que alguém que nunca tenha visto Ralph e Vanellope antes, teria a mesma impressão?!

Isso tudo por conta dos esteriótipos e dos preconceitos, ou melhor, dos “pré-conceitos” que nós acabamos fazendo das coisas e das pessoas. E aí já está uma valiosa mensagem que esse longa-metragem, logo de cara, transmite. Sempre é importante contextualizar, analisar além das aparências ou do ímpeto conceito que formamos ao ver algo ou alguém!

WiFi Ralph Quebrando a Internet é intenso e envolvente. Por esse motivo pode ser que a gente não se atente a esse tipo de mensagem que é passada de maneira leve e natural – uma das características marcantes dos filmes e das animação Disney e Disney Pixar!

Melhores Amigos Pra Sempre

Outro exemplo é em relação ao conceito de amizade. Esse caso já fica bem mais explícito no filme! Mas talvez alguns pormenores passem despercebidos…

Se a imagem animada não aparecer, clique aqui para ver.

Quando temos um amigo de longa data ou quando temos uma amizade forte e presente, temos a tendência a nos tornarmos super-protetores e até mesmo ciumentos. E, em alguns casos, completamente egoístas.

Mas como pode um sentimento tão negativo se transformar em algo positivo na perspectiva de quem está sentindo? Pois é! Essa é uma característica que os seres humanos têm e que merece atenção. Nós, seres humanos, temos o péssimo hábito de analisarmos só o nosso lado. Isso causa muitos, muuuuitos problemas pra nós mesmos e pras pessoas que amamos.

Expectativas X Amizade

Principalmente quando estipulamos expectativas e, mais uma vez, esteriótipos nas pessoas. Até nossos melhores amigos viram alvo do nosso pré-julgamento! Um exemplo? “Ah! Ele nunca iria gostar desse sorvete!” ou “Ela jamais compraria isso”, entre tantos outros exemplos bobinhos. Acontece que muitas vezes o que é “bobinho” pra um, é algo extremamente monstruoso pro outro.

Imagina se alguém afirmasse o tempo todo que você é isso ou aquilo, que gosta disso mas não daquilo, etc. Isso seria um problemão! Sabe porquê?! Porque as coisas mudam, as pessoas mudam e as amizades mudam também! É natural, é humano, é fantástico! E seria incrível ter alguém do seu lado pra experimentar as novidades com você, em vez de alguém que julgue o tempo todo o que você gosta ou não de fazer. Alguém que te ajude a desbravar o novo desconhecido e que respeite as diferenças que existem entre vocês!

Quem foi que disse que pessoas muitos diferentes não podem ser amigas?! Se houver respeito e tolerância, podem sim! Como Shank, a corredora admirada pela Vanellope, disse: “nenhuma lei diz que melhores amigos têm que ter os mesmos sonhos”.

A Amizade e o Respeito

E também foi a Shank que soltou uma das frases mais profundas: “amizades verdadeiras se fortalecem com as mudanças”. E essa frase de efeito é a pura verdade! Quando você abre espaço para seus amigos serem eles mesmos, os preconceitos e esteriótipos não têm vez. E isso fortalece de verdade a relação! Seja uma relação de parentesco, de amizade ou de um casal apaixonado.

Se a imagem animada não aparecer, clique aqui para ver.

Esse tipo de abertura é necessário até mesmo pra quem sofre com relacionamentos a distância, outro tópico abordado pelo longa-metragem. Acredite, alguém que passou 4 anos namorando a distancia como eu, sabe bem o conflito de sentimentos que a distância pode gerar.

Seja essa distância causada por estudo, trabalho, sonho ou vontade, é essencial que haja apoio, compreensão, respeito e amor envolvido! E com a era digital e mega tecnológica em que vivemos, dá pra manter contato em qualquer lugar. Mesmo que você só possa acessar a internet uma vez por ano – ou quando seu jogo passa por atualização! *Referências!*

Cyber Bullying

Mas, voltando aos esteriótipos e julgamentos, WiFi Ralph Quebrando a Internet também mostra um problema bem atual: o bullying virtual. Já fiz várias reflexões sobre bullying aqui no blog – destaco minha análise do filme Zootopia se quiser ler mais sobre!

Se a imagem animada não aparecer, clique aqui para ver.

Entretanto, é a primeira vez que analiso um filme que menciona o cyber bullying, mesmo que de forma breve. Lembro da Yess falando “nunca leia os comentários”. E essa frase bateu em mim como uma facada!

Isso porque, como trabalho com blogs e redes sociais, eu me senti lembrada e até representada nessa hora. A quantidade absurda de comentários maldosos que já tive que ler não está escrito! Até mesmo em vídeos das Corujices da Luvídeos de DIY / Faça Você Mesmo que produzo no meu canal no YouTube – já tive que ler muita ofensa gratuita.

Veja bem, em um vídeo em que ensino, de graça, como fazer algo que eu criei, já tive que ler comentários do tipo “você é chata”, “você é ridícula” (pra não mencionar os comentários pesadões). Até comentário do tipo “é por isso que você não tem marido” eu já recebi… E olha que meu marido participa dos vídeos! Ou seja, a pessoa nem se dá o “trabalho” de assistir um vídeo pra já comentar algo negativo.

Uma Esperança

Mas sabe o que chamou atenção? A reação do público que estava no cinema! No momento do bullying virtual, muitas pessoas exclamaram “não merecia ouvir isso!”. E essa reação foi causada justamente porque todos estavam vendo todo o contexto da história. A injustiça que estava acontecendo ali era tão grande, que o público teve que se manifestar.

Pena que as pessoas não pensam assim quando não estão envolvidas com a história da outra pessoa que será alvo de bullying. Afinal de contas, a maioria das pessoas que praticam bullying não pensam que o alvo delas também é um ser humano, que sente, respira e é igualzinho a mim ou a você que está lendo isso!

Se a imagem animada não aparecer, clique aqui para ver.

Entretanto, é impressionante como um filme de animação pode mexer com a gente e nos fazer refletir um pouco sobre as coisas! E foi exatamente isso que aconteceu naquela sala de cinema! Graças à leve menção de cyber bullying o “Detona Ralph 2” já fez muitas cabecinhas repensarem algumas atitudes online. Ou pelo menos ajudou a ser um ótimo gancho para uma conversa significativa entre pais e filhos em casa.

O Antigo e o Moderno

Outro esteriótipo causador de conflito que é abordado sutilmente pelo filme é em relação ao Antigo X Moderno.

Outros filmes como Carros 3 e Viva a Vida é Uma Festa apresentam mensagens bem valiosas sobre esse tema! No entanto, em WiFi Ralph, como os personagens principais não aparentam ser “mais velhos” que outros, o debate fica mais em torno das tecnologias mais antigas e mais modernas. Algo como “se adaptar ao que é novo”.

De um jeito sutil, essa problemática está presente no relacionamento do Ralph e da Vanellope também. Eles precisam se adaptar às mudanças que a vida naturalmente impõe.

Muitas pessoas desvalorizam a tecnologia do passado como se fosse algo ultrapassado e sem valor para a atualidade. Essas pessoas esquecem que tudo tem um início e que, apesar do tempo, continuam tendo um grande valor! Seja em relação a tecnologias, a hábitos, a tradições ou até mesmo a pessoas! – infelizmente muita gente tem preconceito com quem é “muito novo” ou “muito velho”.

Esse debate me leva a destacar uma última reflexão. Não irei me alongar muito aqui pois acredito que esse tema merece um texto à parte! Mas, todo esse intrínseco debate sobre esteriótipo e quebra de esteriótipo ao longo do tempo é muito bem representado pela reunião de Princesas Disney.

As Princesas Disney e o Preconceito

Vejo muitas pessoas julgando as Princesas Disney de um modo nada justo! Isso porque as pessoas esquecem de contextualizar os fatos. A Branca de Neve, primeira princesa Disney por exemplo, nasceu em 1937. Era uma época completamente diferente da que vivemos hoje!

Se a imagem animada não aparecer, clique aqui para ver.

É muito injusto e totalmente errôneo alguém analisar o comportamento da Branca de Neve com argumentos do presente. O que quero dizer é que vejo muitas pessoas tirando o mérito e a importância das princesas clássicas dizendo que não são “feministas o suficiente”, como se fossem um mau exemplo. Acontece que, se for analisar cada princesa na época que foi criada, todas elas tiverem papéis sociais importantes!

Se quiser ler um pouquinho mais sobre os pensamentos a respeito da incoerência de julgamentos relacionados às Princesas Disney, te convido a ler minha análise de A Bela e a Fera – Live Action.

E por esse motivo não irei me alongar muito aqui, porque essa reflexão iria muito longe! Mas, graças à participação de todas as princesas (incluindo a Merida de Valente – Disney Pixar) no filme WiFi Ralph Quebrando a Internet, acredito que as princesas tiveram voz pra responder um pouquinho dos julgamentos que são feitos a elas: “todo mundo ACHA que tudo se resolveu pra você depois que apareceu um homem fortão?”.

Trailer Oficial do Filme WiFi Ralph Quebrando a Internet / Detona Ralph 2 (Ralph Breaks the Internet – Disney) #QuebrandoAInternet #WiFiRalph

Eu altamente recomendo que você assista esse filme de animação sensacional, seja pra refletir um pouco sobre tudo isso ou apenas para se entreter e passar bons minutos na companhia de várias referências fantásticas do universo da internet e da cultura pop / gamer!

Vocês vão assistir WiFi Ralph Quebrando a Internet ? Me contem o que acharam e o que vocês mais gostaram de ver no filme? Vamos refletir juntos nos comentários!!

Um Super Beijo e Até a próxima! *Hoot-hoot*

atualizado em escrito por
Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

Seja a primeira pessoa a comentar! ❤

    Vamos Conversar!