Reflexão

Mensagem para reflexão: Parábola da Lareira

Pessoal, aí vai mais uma mensagem para refletir sobre as nossas atitudes, nossos ideais e sobre o que queremos para nossa vida.

“Havia, em uma escola de filosofia hindu, um praticante que se destacava por sua disciplina, engajamento e dedicação à filosofia, à escola, aos colegas e principalmente ao seu Mestre. Essas qualidades somadas à paixão sincera por fazer parte daquela família o proporcionaram, ao longo dos anos, uma evolução acelerada e uma posição de referência entre seus pares e um inegável afeto crescente vindo do Mestre, fato que nem sequer abalou sua humildade e modéstia, como já havia ocorrido com outros no passado. Certo dia, por motivo desconhecido pelos demais, este praticante não apareceu. No dia seguinte também não. A ausência do praticante mais querido e disciplinado abalou o clima de estabilidade e segurança da escola, então todos os colegas, preocupados, pediram ao Mestre que fosse até sua casa e o trouxesse de volta.

Era uma noite fria quando o Mestre chegou à residência do discípulo solitário, que envergonhado preparou-se para uma repreensão. Acomodaram-se em frente à lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor. Em silêncio, sentaram-se e admiraram a beleza das chamas dançantes, enquanto desfrutavam da antiga e confortável companhia. Sem emitir nenhuma palavra, o sábio preceptor retirou do centro da lareira a mais ardente das brasas e a colocou ao lado do leal discípulo. Em alguns segundos, ela perdeu a intensidade de seu brilho, seu calor e esplendor. Os dois amigos contemplaram por alguns segundos aquele pedaço negro de madeira, já frio e morto, isolado dos demais. Ao se preparar para sair, o Mestre reaproximou a lenha quase apagada das outras brasas que, juntas sem se abalar com a remoção daquela pequena parte do todo, continuavam formando uma vistosa fogueira. Antes isolada e fria, em instantes, a brasa recuperou o ardor de outrora.

Assim que o Mestre saiu sem se despedir, o bom discípulo captou a mensagem.”

Gostaram?? Eu achei essa parábola muito interessante quando li, há muito tempo atrás, e quis trazer ela para compartilhar com vocês. Agora eu entendo melhor o que ela queria dizer e acho até que nos ensina muito mais que o óbvio.

Hoje eu consiguo transportar essa mensagem para um plano maior do que quando eu li pela primeira vez… E aí surgiu uma pergunta: por que não nos unimos de verdade para resolver os problemas pelos quais passamos todos os dias?!?
Até a próxima! *Hoot-hoot*

Atualizado em 2 de abril de 2015 por Sir Coruja

Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

Seja a primeira pessoa a comentar! ❤

    Vamos Conversar!