Resenhas

“Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate” – Resenha de Cinema

Olá pessoal!
Hoje vou falar do filme “Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate” (Planes 2: Fire & Rescue) da Disney. Mas, não vai ser uma simples resenha do filme. Vamos bater um papo diferente e mostrar uma opinião vista por outro lado! Isso porque reparei que a mídia criticou muito negativamente a sequência de “Aviões” (2013), então nada mais justo que mostrar uma análise por outro ângulo! – se você ainda não viu o filme, não se acanhe em ler! Não conto spoilers nem nada que possa estragar sua experiência!

Ficha Técnica:

Sinopse:Dusty descobre que seu motor está severamente danificado e nunca mais poderá participar de corridas. Após algumas adaptações ele acaba realocado na brigada aérea de incêndio, onde conhece o veterano helicóptero Blade Ranger e a equipe terrestre conhecida como The Smokejumpers. Enfrentando o fogo diariamente, Dusty finalmente entende o significado da palavra “herói”.

Dirigido por:Roberts Gannaway

Gênero:Animação, Aventura, Família (83 min – 2D e 3D) |


Classificação Indicativa: Livre
Lançamento: 17 de julho de 2014| 15 de julho de 2014

Walt Disney Studios


Resenha | Opinião


Bom, acho que para começar devo dizer que acredito que a história pode não ser perfeita, nem estar aplicada da melhor forma, mas também acredito que ela não seja tão ruim como tenho lido em algumas críticas por aí. O fato é que se trata de uma história voltada para vários problemas que enfrentamos na sociedade atual e talvez nem todo mundo tenha percebido isso. Daí a vontade de analisar este filme por outro lado!
A Disney é mestre em criar situações e histórias com moral de uma forma tão bem encaixada que muitas vezes passa despercebido pelo nosso consciente e quem acaba recebendo o recado é o nosso inconsciente. O que quero dizer é que muitas vezes a lição da história não está no óbvio!
Como diz na sinopse, Dusty tem que deixar a fama de corredor e se encaixar numa brigada aérea de incêndio, onde encontra novas pessoas, com suas próprias histórias e seus próprios trejeitos (quase como McQueen do filme “Carros” quando tem sua primeira impressão da cidade Radiator Springs). Só que, o que nem todo mundo percebe é que nessa pequena frase a Disney conseguiu encaixar várias pequenas lições de vida:
Para começar, o que acontece com Dusty, de mudar seus planos e não poder fazer o que ama, pode acontecer a qualquer momento com qualquer um de nós! São coisas que a própria vida prega… Nem todas as histórias voltadas para o público infantil tem essa preocupação de realidade com as crianças.
Chegar numa escola nova pode ser bem assustador para os pequenos, por exemplo, assim como é para os adultos quado têm que fazer uma entrevista de emprego. Essa sensação é representada pela experiência do protagonista em enfrentar o desconhecido na brigada de incêndio: amigos novos, funções nunca antes vistas, treinamentos, etc. De certa forma o filme estimula nosso inconsciente (e o dos pequeninos também) a enfrentar nossos medos, passando a mensagem de que devemos sempre prosseguir, não importa o que digam! Acreditar mais em você mesmo! – se não estiver fazendo muito sentido pra você, não se preocupe que quando assistir o filme vai ficar tudo claro!



Outro ponto a se ressaltar é que os novos amigos da brigada, como pode ser visto no trailer, têm hábitos meios diferentes, o que causa uma certa estranheza. Por mais batido que possa parecer, o tema bullying é muito enfrentado nos dias de hoje, principalmente na fase da infância. Aí é que entra outra sacada da Disney, a de transmitir, mesmo que sem anunciar que está fazendo isso, a ideia de que devemos respeitar e fazer amizade com todos, independente das diferenças que possam existir entre a gente.
Por último – pelo menos do que pode ser dito sem estragar a surpresa pra quem ainda não viu – existe um problema nas novas gerações de não respeitar e de pouco se importar com os mais velhos. Isso é comprovado, infelizmente, por várias pesquisas que já foram levantadas sobre o tema. Assim como Hudson do filme “Carros”, que já tinha visto dias de glória e estava esquecido numa cidadezinha longe de tudo, no filme “Aviões 2” também é possível ver uma relação desse nível. Não vou dar detalhes dos personagens, mas vou passar a mensagem: a gentileza com os mais velhos e a preocupação com eles têm sido tema constante da Disney e eu, particularmente, acho isso incrível! Não é porque não vimos o que nossos avós fizeram que as conquistas deles têm menos importância do que as nossas! E essa mensagem que se passa pelo filme não tem preço! É linda, tocante e muito humana!
Tem algumas cenas que são muito engraçadas! Essa é uma das minhas favoritas!
Ah! Sim! Não poderia deixar de mencionar que “Aviões 2” é dedicado aos profissionais que entram na área de perigo quando todos estão saindo dela. Outro ponto positivo! Acho que devemos valorizar o trabalho que os outros fazem por nós. A Disney sempre procura reavivar isso na cabeça dos seus espectadores, tanto no cinema quanto em seus seriados da TV (como a “Hannah Montana” em seu episódio especial em homenagem aos militares).
Por isso é bom avaliar as coisas por outro lado! Afinal, não é porque todo mundo está fazendo ou falando uma coisa que nós devemos repetir sem nem ao menos levar em consideração a nossa própria opinião! Nesta resenha não entrei no mérito técnico do filme justamente para dar uma segunda visão pra vocês! Como disse no início, pode ser que essa animação da Disney não seja perfeita – e muitos profissionais podem levantar inúmeros pontos pra me convencer disso –mas se analisarmos com carinho vamos perceber que ela não é tão ruim como andei ouvindo por aí. É uma questão de ponto de vista, né? Às vezes o que está por dentro é melhor do que por fora!
Gostei das piadas e dos momentos engraçados que rolaram no filme! E vocês? O que acharam? Já assistiram “Aviões 2”? Gostaram?! Deixem a opinião de vocês aqui pra mim!
Até a próxima! *Hoot-hoot*

Atualizado em 14 de junho de 2019 por Luciene Sans

Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

2 Comentários

  • Reply
    Anônimo
    9 de agosto de 2014 at 15:35

    Nem sempre conseguimos fazer o que queremos, mas sempre podemos fazer algo pelo qual teremos orgulho!!

    • Luciene Sans
      12 de agosto de 2014 at 07:36

      Tem toda razão! ^^

Vamos Conversar!