Pets

Primeiro banho da Misty – Dicas de Pet

Olá pessoal!

Como eu comentei antes no post Apresentando nossa Misty, eu e meu marido tínhamos feito um blog para passar informações e dicas sobre o desenvolvimento da Misty, nossa samoieda. Então resolvi colocar aqui no Corujinha Lulu o post que fiz do primeiro banho dela! Na época ela estava com mais de 2 meses e estava fazendo muuuuito calor!

Vamos às dicas! Como é quando vocês perguntam pro seus cachorrinhos se eles querem tomar banho? Ou a resposta é “eles correm rápido pra bem longe” ou vocês abrem aquele sorrisão e dizem “eles ficam bem felizes”! É por isso que o primeiro banho (e os seguintes também) é um momento bem importante. Os cachorrinhos passam por “fases de medo” durante seu crescimento e os traumas acometidos nesse período são ainda mais marcantes e difíceis de serem contornados. Então temos que deixar nosso cãozinho bem relaxado na hora de dar um belo banho nele!

A Preparação e a Ação

Na foto acima está a nossa Misty no seu primeiro bainho! – momento “mamãe coruja”♥ – Por incrível que possa parecer para algumas pessoas, ela não deu trabalho algum! Parte disso se deve ao histórico da raça, que é louca por água e neve! Além disso, fizemos com que ela se sentisse bem à vontade com a banheirinha dela. Aqui vão os passos que eu e meu marido demos:

Deixamos a banheirinha bem perto da caminha dela um dia antes do primeiro banho. Brincamos e fizemos a Misty entrar e sair da banheira com seus brinquedinhos. Achamos isso importante porque ela tinha ficado um tanto quanto desconfiada ao ver a banheirinha pela primeira vez. Se isso tivesse acontecido no momento do banho, provavelmente ela iria assimilar as sensações de medo e curiosidade extrema com a água e o ato de tomar banho. Por isso achamos importante deixar ela ter contato com a banheira antes.

No dia do banho, enchemos a banheira com água morna e trouxemos a Misty para o mesmo local (escolhemos o banheiro de casa). Ela chegou perto com receio no início, então colocamos uma bolinha dela que boia na água e fizemos ela se aproximar cada vez mais… Até que ela ficou bem à vontade com a nova situação!

Colocamos ela dentro da banheira. Num primeiro momento, ela ficou agitada e com medo! Corria abraçar nosso braço! Aos pouquinhos ela foi percebendo que não tinha porquê ter medo! Notamos que quando falávamos com ela em tom alegre, como se tudo fosse uma grande brincadeira, ela ficava mais calma e confiante. Assim procedemos com o banho que foi uma alegria só!

Dica importante:
Usamos shampoo para filhotes, que não tem corante nem perfume. Isso é importante porque nessa fase o cãozinho tem a pele muito sensível e pode ter alergia!

Nesse primeiro banho usamos o Shampoo Pet Society / Pet Society Beeps para filhotes / pele sensível. Diluímos a quantidade de shampoo em água, assim como prescrito na própria embalagem. Acidentalmente adicionamos um pouco mais de água, mas isso não foi prejudicial de forma alguma.

A Misty ficou super bem depois do banho, não se coçou e o pelo ficou bem bonito! Mas não pode esquecer de tirar bem o shampoo com água morna e secar direitinho! Usamos secador de cabelo, tomando cuidado para não ter um jato muito quente e também não deixar muito próximo da pele para não queimar. No caso do Samoieda, que possui pelo e sub-pelo, é extremamente importante a secagem! Além disso, lembre-se que os banhos excessivos não são aconselháveis por conta da proteção natural do pelo. A melhor saída é escovação regular!

Gostaram de ver a Misty no primeiro banho? E como é quando vocês dão banho no pet / animal de estimação de vocês? Compartilha aqui comigo!
Até a próxima! *Hoot-hoot*

Atualizado em 16 de agosto de 2014 por Luciene Sans

Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

Seja a primeira pessoa a comentar! ❤

    Vamos Conversar!