Artesanato

Ideias Diy baratas e dicas para fazer um casamento econômico: convite, livro de recados e lembrancinhas

ideias_diy_dicas_inspiracoes_casamento_economico_barato_convite_livro_de_recados_lembrancinhas_corujinhalulu

Oiê pessoal! O mês de maio, também conhecido como mês das Noivas, já chegou ao fim mas as dicas aqui no blog não! Pensando nos nossos amigos que estão passando pela fase dos preparativos do casamento, como a Mayara do blog MayGoDiva (antigo “Aquele Devaneio”), resolvemos mostrar pra vocês algumas das várias coisas que fizemos com as próprias mãos (estilo DIY) no nosso casório! E o melhor: fizemos tudo gastando pouco! Vem dar uma espiada no vídeo aqui embaixo:

Além do convite de casamento, do livro de recados e das lembrancinhas da festa, fizemos mais coisas como a confecção do cardápio! Vem conferir mais dicas comigo:

Diy gastando pouco: Convite de Casamento

ideias_diy_dicas_inspiracoes_casamento_economico_barato_convite_corujinhalulu

Como falamos no vídeo, decidimos fazer o convite do nosso casamento em casa! Compramos um papel texturizado fosco de gramatura 180 para fazer o envelope personalizado e um papel brilhante, bem sutil, de gramatura 120 para fazer a parte interna. Além das dicas que demos no vídeo, como comprar material a mais, é importante lembrar de fazer um teste de impressão no papel antes de sair imprimindo todos os convites. Assim você tem a garantia de que não vai desperdiçar papel por imprimir com impressora a jato de tinta ou a laser, por exemplo.

Nós escolhemos como faríamos a parte do envelope e eu fiz a arte do convite no photoshop. Inclusive, se vocês quiserem que eu faça um tutorial mostrando como criei meu convite de casamento e como foi meu processo criativo, é só me contar nos comentários, combinado?

Se você não gosta muito da ideia de mexer em programas de edição de imagem, tenho uma dica que vale ouro! Descobri um site que pode te ajudar a fazer modelos bem legais e profissionais de convites diversos, até mesmo de Save The Date! O site é o Canva. Nele você pode usar e abusar de vários designs gratuitos para se inspirar e também pode personalizar ainda mais pagando por elementos exclusivos.

Confeccionando o Cardápio / Menu da sua Festa de Casamento

Eu e o maridão realmente fizemos muitas coisas nos preparativos e na decoração do nosso casamento porque queríamos que tudo tivesse a nossa cara! E uma dessas coisas foi a confecção do Cardápio / Menu da Festa de Casamento. Usamos a sobra do papel do Envelope do convite para imprimir a capa do Cardápio junto com uma foto que usamos em vários detalhes, como se fosse o “logo” do casamento, uma espécie de símbolo da nossa relação.

Uma dica muito legal nessa hora é deixar os convidados se sentirem ainda mais próximos do casal! Quer saber como? Aqui vai uma ideia que gostei muito: se a noiva e o noivo escolherem certas comidas para serem servidas por causa de uma preferência pessoal, é legal colocar no Cardápio / Menu uma observação ao lado do item que será servido. Por exemplo, digamos que tenha quibe e coxinha como salgadinho. Então você pode colocar “Quibe – porque o noivo lembra da infância” e “Coxinha – porque é o salgado favorito da noiva”.

Diy gastando pouco: Livro de Recados

ideias_diy_dicas_inspiracoes_casamento_economico_barato_livro_de_recados_corujinhalulu

Eis um detalhe que costuma ser bem carinho: o Livro de Recados. Mas você pode fazer um como a gente fez e economizar bastante além de ter toda a liberdade do mundo pra criar algo com a cara dos noivos! Nós fizemos o nosso encapando um fichário bem feinho e baratinho com retalhos de tecido, enchimento e muita criatividade! Eu amei o resultado!

Se vocês tiverem interesse em ver um tutorial completo ensinando como fazer um livro de recados passo a passo, é só me contar nos comentários! Ficaremos felizes em inspirar vocês no seu casamento, festa de formatura, aniversário, chá de panela e até chá de bebê!

Economize e Faça Você Mesmo(a): Lembrancinhas de Casamento

ideias_diy_dicas_inspiracoes_casamento_economico_barato_lembrancinhas_corujinhalulu

Como contei no vídeo, nós somos tradicionais e moderninhos ao mesmo tempo por isso distribuímos bem-casado para os convidados, como sugere a etiqueta tradicional, mas também confeccionamos lembrancinhas que tinham tudo a ver com a gente e que poderiam ser guardadas para sempre!

Colocamos num saquinho de organza um sabonete em forma de flor super cheiroso sobre pétalas de rosa e algumas pedrinhas também acompanhadas por pétalas. A rosa representa o dia que conversamos pela primeira vez sobre os nossos sentimentos, já que eu estava usando uma presilha de rosa no cabelo – que deu o falar! Hehehe! – e as pedras simbolizavam o que desejávamos para a nossa união e o que desejávamos que os convidados também tivessem em suas vidas.

Como comprar adereços mais baratos

O melhor de tudo é que, além de participarmos de corpo e alma dos preparativos e de cada mínimo detalhe presente no dia do nosso matrimônio, acabamos economizando muito, muito mesmo! O principal motivo é que compramos a maior parte das coisas no Ebay, um site que reúne vendedores de vários países diferentes e que possui compras diretas e leilões bem atraentes. Foi por meio dos leilões que consegui comprar coisas por 50 centavos de dólar que custariam o olho da cara aqui no Brasil. No vídeo que está no início do post eu explico exatamente como eu fazia pra garantir os melhores preços.

Como eu e o maridão fizemos tudo com muito planejamento – nós ficamos noivos 1 ano e meio antes do casamento – deu tempo de fazer as compras no exterior e esperar de 1 a 2 meses até que tudo chegasse em casa. O único detalhe é que casamos em 2013, então, além do dólar ser bem mais barato naquela época, a alfândega estava mais ágil para entregar as compras do que anda hoje em dia. Por isso, se for comprar no exterior por meio de qualquer site, garanta que tenha tempo suficiente até o produto chegar na sua casa.

Eu já fiz várias compras em sites do exterior, por isso, se quiserem mais detalhes sobre isso, contem pra mim nos comentários que eu faço um post bem detalhado e super explicadinho sobre como comprar no exterior.

Eu espero que vocês tenham gostado das coisinhas que criamos para o nosso casamento e que tenham se inspirado para fazer o evento de vocês! É sim possível fazer um casamento econômico e ainda amar o resultado! Nós fizemos mais coisas, como a decoração dos acessórios que ficavam no banheiro, decoração da mesa e muito mais! Se quiserem uma parte 2 mostrando mais coisas DIY / Faça Você Mesmo(a) com itens de casamento, é só contar pra gente!
Até a próxima! *Hoot-hoot*

Atualizado em 22 de junho de 2019 por Luciene Sans

Marque a #CorujicesDaLu e nosso perfil @CorujinhaLulu no instagram quando fizer uma Corujice nossa!
Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

Seja a primeira pessoa a comentar! ❤

    Vamos Conversar!