Variedades

31 de outubro: Halloween, Dia das Bruxas ou Dia do Saci? Conheça toda a história!

31 de outubro: Halloween, Dia das Bruxas ou Dia do Saci? Conheça toda a história! | ©CorujinhaLulu.com decoração festa fantasia

Dia 31 de outubro é Halloween. Ou será que é Dia das Bruxas? Ou Dia do Saci? Se quer saber exatamente o que é comemorado no dia 31 de outubro e porquê, este post é pra você!

Então vista sua melhor fantasia de Halloween e voa comigo aprender mais sobre esse dia tão festejado no mundo todo:

Por que o Halloween é no dia 31 de outubro?

O Halloween, traduzido em português como Dia das Bruxas, é celebrado no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos, uma festa cristã.

Essa informação é importante pois muitos acreditam que Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados / Dia dos Mortos estão interligados culturalmente.

Deixa eu explicar melhor! Mas para isso, teremos que analisar os termos em inglês:

Por que Dia das Bruxas? | ©CorujinhaLulu.com Halloween Dia do Saci

  • Dia 31 de Outubroé o “All-Hallows Eve”, que passou a ser popularizado como “Hallowe’en” / “Halloween”. A tradução literal disso seria Véspera de Todos os Santos.
  • Dia 1 de novembroé o “All Saints”, em português seria “Todos os Santos”.
  • E dia 2 de novembro é “All Souls”, em português “Todas as Almas”, conhecido como “Finados” ou “Dia dos Mortos”.

Quer aprender a fazer 5 receitas doces e salgadas, além de decoração de Hallowen? Então clique aqui e voa conferir!

Ou seja, o Halloween ou Dia das Bruxas seria o início da vigília de 3 dias em celebração aos santos e a todos os mortos. Como é uma comemoração muito antiga, não se tem certeza absoluta de sua origem. Alguns dizem que era um Festival pagão que fazia parte do calendário celta da Irlanda, conhecido por “Festival do Samhain”. Samhain significa “Fim do Verão”. Ou seja, diferente do que muitos acreditam, a origem do Halloween não é americana e sim britânica.

No entanto, há também quem acredita que o Halloween tem origem cristã / católica. A comemoração de Todos os Santos, celebrada desde o século IV no dia 13 de maio, passou a ser comemorada no dia 1 de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. E como era uma grande celebração, seus preparativos começavam na véspera, ou seja, dia 31 de outubro.

Essa mudança de data fez com que a celebração cristã dos santos e de Samhain fossem unidas. E com a obrigatoriedade da celebração pela igreja, a festa se popularizou muito pelo mundo todo. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando e ambas explicam porquê o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro.

Há também muita influência latina nos feriados citados anteriormente. Uma forma de conhecer melhor o “Dia de los Muertos”, é assistindo o filme que ganhou Oscar 2018 de Melhor Animação, Viva A Vida é uma Festa da Disney Pixar.

Mas por que chamamos de Dia das Bruxas?

Por que Dia das Bruxas? | ©CorujinhaLulu.com Halloween Dia do Saci

Como podemos ver, o Halloween originalmente não tinha nada a ver com Bruxas. O Dia da Bruxas que conhecemos hoje começou a tomar forma entre 1500 e 1800.

As fogueiras, populares no Halloween original, eram usadas na queima do joio para celebrar o fim da colheita no Samhain. Com a vinda da Peste Negra e a era da “bruxaria”, a fogueira passou de símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório, para símbolo repelidor de bruxaria e de peste negra.

A imagem negativa da bruxa surgiu no século 9, com a influência do cristianismo na comemoração. Já para os celtas, as bruxas eram mulheres que conheciam poderes terapêuticos de plantas e ervas. Não tinham nada de aterrorizante.

Outro costume popular no Halloween era o de prever o futuro. Muitos “rituais de adivinhação” envolviam a agricultura. Por exemplo, puxava-se couve ou repolho do solo porque o formato e sabor davam pistas sobre a profissão e a personalidade do futuro marido ou esposa. Outro ritual era “pescar” com a boca maçãs marcadas com as iniciais de pretendentes.

Como na maioria dos festivais,banquetes de comidas sempre fizeram parte do Halloween. Por conta disso, crianças iam de casa em casa cantando orações para as almas dos mortos. Em troca, elas recebiam “bolo de boa sorte” ou “bolo das almas” como agradecimento pela oração feita aos familiares falecidos.

Como podemos notar, o Halloween foi se transformando com o tempo. E as mudanças não pararam por aí! Podemos dizer que o Halloween moderno sofreu grande influência americana e, por conta disso, muitas pessoas acham que essa é uma celebração originária dos Estados Unidos.

Halloween / Dia das Bruxas nos Estados Unidos

Mas como essa celebração chegou aos Estados Unidos? Em 1845, durante o período da “Grande Fome” na Irlanda, 1 milhão de pessoas imigraram para os Estados Unidos. Junto delas, suas tradições também estavam na bagagem.

O “novo” feriado, conhecido na época como “feriado inglês”, começou a se popularizar nos Estados Unidos. As tradições do Dia das Bruxas passaram a unir brincadeiras comuns no Reino Unido com rituais de colheita americanos. As maçãs usadas para prever o futuro viraram cidra, servida junto com rosquinhas (os famosos “doughnuts” em inglês).

O milho era importante na agricultura americana, tanto é que o Thanksgiving (“Dia de Ação de Graças”) também é influenciado por ele. Não foi à toa que o milho se tornou símbolo característico do Halloween americano. No início do século 20, por exemplo, espantalhos típicos das colheitas de milho, passaram a ser muito usados na decoração do Dia das Bruxas.

Tradições do Halloween americano | ©CorujinhaLulu.com Dia das Bruxas nos Estados Unidos

Outro símbolo americano muito difundido foi a abóbora. No Reino Unido, o legume mais esculpido era um tipo de nabo, chamado “turnip”. Não demorou muito para que lendas urbanas ganhassem peso.

Um exemplo é a lenda celta de um ferreiro chamado Jack. Ele conseguiu ser mais esperto que o diabo e passou a vagar como morto-vivo. Foi essa lenda que deu origem à adaptação do famoso “Jack O’Lantern”. As luminárias, antes feitas com nabos, passaram a ser feitas com abóboras e velas, já que eram mais abundantes nos Estados Unidos. Querendo ou não, isso ajudou a contribuir para que as cores características do Halloween americano passassem a ser laranja e preto.

A tradição do “trick or treat” (“doces ou travessuras” / “gostosuras ou travessuras”) também se fortaleceu nos Estado Unidos. Uma mistura do hábito das crianças britânicas passarem de porta em porta se misturou com brincadeiras medievais que usavam repolhos. Segundo a crença celta, o caos reinava na noite do Halloween. E para acalmar os espíritos era comum deixar leite e comida na porta de casa. Até hoje as crianças saem fantasiadas para pedir doces e, quando não são atendidas, ameaçam pregar uma travessura, assim como fariam os espíritos.

Por que as pessoas usam fantasias no Halloween?

Existem explicações variadas sobre o uso de fantasias de Halloween. Rezam algumas lendas que em 31 de outubro o elo entre o mundo dos mortos e dos vivos fica mais fraco. Por conta disso abre-se um portal para que os espíritos invadam os corpos e ganhem vida. Por isso as pessoas passaram a utilizar fantasias assustadoras para confundir as almas ruins e impedir que fossem possuídas.

Historicamente, o costume de se fantasiar também surgiu com os celtas. Na época eles se vestiam pra festa usando a cabeça e a pele de animais abatidos. Com o tempo as fantasias passaram a sofrer influência de lendas, personagens e brincadeiras.

Quer fazer algumas fantasias fáceis em casa? Então clique aqui e dê uma olhadinha nas nossas Corujices da Lu / DIY Fantasia

Dia das Bruxas no Brasil. Ou melhor, Dia do Saci!

Como vimos, o Halloween passou a ser comemorado em diversas partes do mundo como uma mistura da cultura pagã e cristã. Cada povo foi adicionando mais tradições e culturas à prática desse festival. No entanto, o Dia das Bruxas se tornou mais popular no Brasil por conta da globalização e influência de produções norte-americanas. Em especial os famosos filmes de Halloween!

É comum vermos muitas adaptações americanas sendo reproduzidas no nosso país. Algumas dessas repetições são até complicadas de serem feitas, já que muitas características do Halloween se devem à estação do ano / época da colheita. Como estamos em outro hemisfério, as estações são diferentes e a produção agrícola é distinta, por exemplo.

Dia do Saci no Brasil | ©CorujinhaLulu.com Halloween Dia das Bruxas

A fim de proteger nossa cultura e nosso folclore, em 2003, uma nova comemoração foi oficializada no Brasil. O dia 31 de outubro passou a ser considerado o Dia do Saci.

A ideia do Dia do Saci é incentivar as crianças a celebrarem o folclore brasileiro. Por isso não é apenas o Dia do Saci-Pererê, mas sim o dia de todos os mitos brasileiros, como a Cuca, por exemplo.

Provavelmente a escolha do Saci para representar o folclore se deve pela sua popularidade e semelhança aos hábitos do Halloween. Afinal de contas, o Saci é brincalhão e adora fazer travessuras e pregar peças nas pessoas.

Eu, particularmente, acho que devemos nos fantasiar, festejar e nos divertir nesse dia! Independente de chamarmos de Halloween, de Dia das Bruxas ou de Dia do Saci, o importante é lembrarmos como as tradições foram e continuam sendo importantes! É graças a elas que podemos entender melhor toda a evolução e história da humanidade.

Não devemos esquecer nosso folclore, mas também não precisamos negar a influência que nosso país multicultural recebeu e continua recebendo até hoje. Uma festa com as cores preto e vermelho, em homenagem ao gorro do Saci, cairia muito bem, não acha?

Conta pra mim nos comentários:
Qual sua parte favorita do Halloween / Dia das Bruxas / Dia do Saci?

Um Super Beijo e Até a Próxima! *Hoot-hoot*

Você vai AMAR

Nós criamos várias fantasias e acessórios fáceis de fazer em casa! Confira as Corujices da Lu / DIY Fantasia pra ver todas as nossas criações! Dá só uma espiadinha em algumas aqui embaixo:

Atualizado em 19 de junho de 2019 por Luciene Sans

Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

Seja a primeira pessoa a comentar! ❤

    Vamos Conversar!