Pets

Características e Comportamento do Samoieda – Raças de Pets

Samoieda Misty ainda bebezinha | ©CorujinhaLulu.com

Olá pessoal!

Pra continuar o post sobe“Origem e Difusão do Samoieda”, vim trazer mais informações sobre a raça da minha Mistyque está fofíssima na foto ao lado – que pertencia ao antigo blog! Espero que gostem:

Excelente cão de companhia, fiel e leal ao seu dono somado a um dos adjetivos mais utilizados pelos criadores para o definir: “aristocrático”. Isso se deve ao comportamento e à aparência dos Samoiedas! Afinal, eles se comportam de modo romântico e, ao mesmo tempo, glamouroso e charmoso, com meigos olhos amendoados e, principalmente, com seu sorriso tão característico à raça. Não é a toa que ele é conhecido por ser “o cão que sorri“.

Características

Mas além de seu aspecto risonho, ocasionado por seus lábios levemente curvados para cima, os Samoiedas apresentam ainda mais aspectos: são dóceis, alegres, amistosos, enérgicos e protetores. São felizes como cão de trabalho, em plena ação no clima polar, ou como membro da família deitados na sala de um país com clima tropical. Graças ao seu temperamento calmo e amável, é excelente para ser usado em cinoterapia (terapia com cães – muito utilizada como terapia para crianças com problemas psicológicos, de relacionamento social ou com distúrbios de aprendizagem).

Sua pelagem impressiona pela beleza e presença. Podendo ser branca, creme ou “biscoito”, contrasta significamente com o o nariz, lábios e contorno dos olhos muito escuros. As orelhas são eretas com extremidade arredondada. Já a cauda repousa curvada sobre o dorso e o modo elegante e galanteador como o Samoieda se movimenta chama a atenção de qualquer um!

Os machos e as fêmeas não possuem diferenças de temperamento e de comportamento, apenas físicas: o macho possui juba mais espessa e costuma ser maior.

Algumas dessas características citadas podem ser explicadas pela localização que a raça surgiu. Como explicado no post sobre “Origem e Difusão do Samoieda”, os Samoiedas são provenientes da Sibéria, região muito fria, e isso influenciou uma série de fatores como:

* Pelagem: dupla, composta pelo sub-pelo lanoso, denso e macio e pelo pêlo externo longo, mais áspero, responsável por repelir terra, gelo e água, fazendo com que a neve não penetre em sua pele, evitando lesões e qualquer tipo de dano. O Samoieda é a única raça do mundo que não possui cheiro de cão, pois sua pelagem é isenta de glândulas subcutâneas, que responsáveis por exalar o odor característico. A pelagem é composta por uma oleosidade impermeabilizante que impede a fixação da sujeira e, por isso, deve-se evitar banhos excessivos, até em clima quente, para que o pêlo não perca essa oleosidade nem venha a ser atacado por fungos e problemas de pele. Para manter a saúde de sua pelagem, devem ser realizadas escovações periódicas. Não há porquê se preocupar com a adaptabilidade do seu pêlo no clima tropical! Na verdade a pelagem funciona como um isolante térmico, mantendo a temperatura ideal para o cão, além de proteger sua pele, e nunca irá prejudicar sua saúde. Por isso não se deve tosá-lo.

* Olhos: profundos, protegido pelas pálpebras pretas e de forma amendoada fazem com que o efeito do brilho da neve seja reduzido, facilitando seus afazeres de caça, pastoreio e trenó durante os longos períodos de frio intenso na Sibéria;

* Pés: como se fossem raquetes de neve, têm os dedos estendido para fora com uma quantidade muito densa de pêlo entre as almofadas dos dedos. Essa característica ajuda a prevenir o acúmulo de gelo na região, evitando uma possível dificuldade de locomoção em regiões gélidas, já que este pêlo colabora para que o cão tenha a tração necessária em superfícies escorregadias. Esta é a única região que possui algum odor, servindo, na verdade, para ajudar a trilhar e demarcar o caminho percorrido.

* Cauda: curvada, mantendo o quadril aquecido, também serve para cobrir o focinho durante as nevascas e o tempo muito frio, o que faz com que adquira uma função de um pré-filtro, aquecendo e umidificando o ar durante o movimento inspiratório.

* Ossatura: sua caixa torácica é larga, demonstrando a grande capacidade pulmonar da raça; seu peito em forma de “V” indica o suporte necessário para sua forte musculatura; seu esqueleto, muito mais pesado do que o habitual para um cão do mesmo porte, dá possibilidade para que ele tenha força para locomover cargas pesadas, sendo ágil e rápido, ao mesmo tempo.

Comportamento

Quanto ao comportamento e ao temperamento do Samoieda, a docilidade é uma característica fundamental, tanto que os cães dessa raça que demonstram agressividade são desqualificados nas exposições, seguindo o padrão da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). Além disso, é um cão muito apegado ao dono e reclamam por carinho e atenção. Gostam, assim como em sua origem, de participar ativamente da vida familiar e prefere sempre acompanhar a atividade do seu dono.

Não é destruidor, mas seu instinto caçador e aventureiro pode ocasionar latidos constantes, perseguições a gatos e “escavações” pelo quintal, principalmente quando é negligenciado. Se for acostumado desde filhote com outros animais (inclusive pássaros e gatos), aprende a aceitá-los como parte da família. Em relação a outros cães, os Samoiedas convivem bem, já que são originalmente cães de matilha, mas tendem a disputar a liderança com cão do mesmo sexo que tenha temperamento forte. Já com crianças sua adaptação é perfeita, sendo considerado um cão de excelente companhia na infância e também para idosos.

O Samoieda alerta seu dono a qualquer sinal de ruídos, animais, pessoas e acontecimentos estranhos. No entanto, como seu latido é bastante peculiar, assemelhando-se aos uivos de outros cães nórdicos, isso pode se tornar um problema se não for controlado desde a infância. Apesar de alertar com seu latido, muitos criadores afirmam que o Samoieda é bastante sociável e costuma ser carinhoso com pessoas estranhas que são apresentadas pelo dono, o que pode dificultar sua eficácia como cão de guarda.

Outro ponto que deve ser atentado é seu instinto de explorador, que pode levá-lo a se distanciar com facilidade. Por isso são recomendados passeios apenas com guia, além de muros altos e portões fechados a fim de evitar uma “fuga” indesejada.

Os Samoiedas são indicados como cachorros para apartamento, desde que faça exercícios (passeios) regularmente! Isso porquê o Samoieda se adapta facilmente. Apesar de ser definido como um cão de média atividade, é cheio de energia, o que significa que não se cansa facilmente. É extremamente curioso e gosta muito de brincar.

Por ser um cão muito inteligente, aprende com facilidade, mas precisa estar interessado para ser ensinado senão desviará a atenção, como geralmente acontece com outros cães. Segundo Stanley Coren, autor do livro “A Inteligência dos Cães” (que se baseia na inteligência de obediência e trabalho, e não na inteligência instintiva dos cães), o Samoieda é um cão acima da média e apresenta resultados mais que satisfatórios.

O que acharam dessa raça agora que a conhecem um pouco melhor? Gostariam de ter um Samoieda pra vocês? Eu sou suspeita pra falar, mas digo que é uma “cãopanhia” perfeita! ♥ Deixem seus comentários aqui pra mim!
Até a próxima! *Hoot-hoot*

Atualizado em 28 de agosto de 2014 por Luciene Sans

Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

1 Comentário

  • Reply
    Roberto
    2 de novembro de 2017 at 21:18

    Tenho uma belíssima samoeida muito inteligente, companhia excelente, muito dóceis, recomendo

Vamos Conversar!