Games

Pokémon Shuffle, novo game gratuito para Nintendo 3DS

Olá pessoal!

Eu simplesmente adoro jogos do estilo puzzle, ainda mais quando juntam personagens tão queridos… Como os Pokémons! E é isso que o game gratuito, adquirido pela Nintendo eShop, traz para seu 3DS e 2DS: “Pokémon Shuffle”!

A ideia central do game segue a linha de todos os jogos Pokémon: você é um treinador e precisa capturar todos eles! – “Temos que pegar, temos que pegar!” – E já vale dizer que os princípios de batalha, as vantagens que alguns tipos têm contra outros, tudo é levado em conta aqui também.

Então vamos ao exemplo prático: você está passeando e se depara com um Pikachu e lá vai você tentar capturar ele! É aí que surge a tela com o puzzle. Várias carinhas de Pokémons surgem e você tem que fazer combinaçõesde no mínimo 3 e quanto mais melhor! – do mesmo personagem para atacar o seu alvo.

Diferente do Candy Crush e doBejeweledpara os mais saudosistas – você pode movimentar o Pokémon de qualquer lugar. Não precisa necessariamente mexer no que está do lado, o importante é fazer uma boa estratégia para enfraquecer o oponente com o menor número de movimentos possível – porque no modo normal a luta não é contra o relógio, mas sim contra o desperdício de movimentos – e isso faz com que você tenha que analisar tudo com uma visão bem ampla.

Gameplay do Pokémon Shuffle nintendo eshop gratis free gratuito jogo game nintendo 3ds pikachu

Basicamente o jogo entrou na onda dos games para celular e Facebook, ou seja, seu vício tem limite! Você tem 5 corações e cada partida consome um. Daí tem que chorar durante os 30 minutos seguintes para preencher novamente esse coração ou desembolsar uma joia, que pode ser comprada com graninha real. Cuidado com a carteira porque, já adianto, esse jogo vicia!

Pokémon Shuffle tem um visual que me fez lembrar bastante do Tsum Tsum da Disney! Deve ser por causa das carinhas dos Pokémons no tabuleiro. Apesar dessa semelhança, o jogo não tem o mesmo princípio do Tsum não. Repito que o foco aqui não é correr contra o tempo! Você deve prestar bastante atenção e arquitetar seus movimentos pra fazer o máximo de combos possíveis com a menor quantidade de movimento porque, a cada rodada, você tem um limite máximo e não pode mexer mais que o determinado. Além disso, quanto mais movimento sobra no final da partida, mais pontos você soma e mais fácil fica para capturar o Pokémon!

Quando você captura um novo amiguinho, você pode escolher jogar com ele nas próximas rodadas. Mas lembre-se de verificar o tipo de Pokémon que você vai enfrentar! Caso o seu não seja efetivo, vai aparecer umas setinhas para baixo e o ideal é você escolher outro. Pra facilitar a vida, tem a opção “Optmizer” que serve pra otimizar seu time automaticamente. Uma mão na roda!

Conforme você avança no jogo, vai aparecer a oportunidade de fazer Check In, que significa jogar missões extras ao se conectar pela internet. Além disso você desbloqueia o modo Expert. Nesse caso você não tem limite de movimento e precisa enfrentar o Pokémon dentro do tempo estipulado e, aí sim, você deve correr contra o relógio para completar a missão!



Uma curiosidade: você pode jogar apenas com a Stylus, a “caneta” do 3DS/2DS. Não dá pra usar os direcionais. Essa restrição é totalmente compreensível, já que esse tipo de jogo fica mais dinâmico dessa forma!

Ah! Alguns Pokémons são mais difíceis de capturar do que outros e podem criar pedras para atrapalhar sua jogada. É o caso do Pidgey e do Togepi! Para tirar a pedra basta fazer combinações próximas a ela e pronto!

Nem preciso dizer que é super viciante, né? Já conheciam esse jogo novo? Gostaram? Achei demais misturar o estilo puzzle com Pokémon, sem perder a originalidade e com o mesmo foco central de todo game Pokémon! – incluindo as mega evoluções! – Corre pro eShop da Nintendoe pegue o seu! É de graça!
Até a próxima! *Hoot-hoot*

Atualizado em 13 de junho de 2019 por Luciene Sans

Vamos Conversar pelo Facebook
OU pelos Comentários do Blog

Seja a primeira pessoa a comentar! ❤

    Vamos Conversar!